quarta-feira, 28 de maio de 2014

3º ANO A e B - ENSINO MÉDIO - JOAQUIM ADOLFO

Olá alunos!

O tema da Redação é: Quais as principais transformações que deveriam ocorrer para a Educação ganhar um salto de qualidade?

Mínimo de 20 linhas

Folha de almaço (manuscrito)



Data de entrega: 02/06

domingo, 25 de maio de 2014

FEIRA CULTURAL - ZENAIDE - ENSINO MÉDIO - ARGENTINA

Olá alunos!

O Tema do trabalho é sobre as Mães da Praça de Maio.

http://www.vermelho.org.br/noticia/241267-7

http://noticias.r7.com/internacional/governo-argentino-entrega-atas-da-ditadura-para-maes-da-praca-de-maio-29042014





FEIRA CULTURAL - ZENAIDE - ENSINO MÉDIO - SUIÇA

Olá alunos!

O Objetivo nesse trabalho é mostrar o papel diplomático da Suíça.

Pontos importantes:

O histórico de neutralidade
Valores compartilhados: federalismo, democracia direta e neutralidade
 Sede de importantes organizações internacionais, incluindo a própria FIFA.

FEIRA CULTURAL - ZENAIDE - ENSINO MÉDIO - BÓSNIA E HERZEGOVINA

Olá alunos!

Postarei algumas informações sobre a Guerra da Bósnia.

Pensei a respeito do tema e pensei em alguns recortes sobre o tema:
1- Explicar os conflitos étnicos e territoriais.
2- Explicar o contexto da declaração de independência da Bósnia.
3- A limpeza étnica e os estupros coletivos
4- O Massacre de Srebrenica

Deixarei alguns textos para o grupo ler:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_da_Bósnia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Srebrenica


Selecionei um trecho do estudo Campos de estupro: as mulheres e a guerra na Bósnia*
 (Rape camps: women and war in Bosnia) de Andréa Carolina Schvartz Peres (Doutora em Antropologia Social (PPGAS/IFCH/Unicamp).

A associação "Mulheres – Vítimas da Guerra", presidida por Bakira Hasečić, também vítima de estupro, assim descreve os acontecimentos da guerra52:
Durante a agressão ao país Bósnia-Herzegóvina de 92 a 95, entre os seus mais ameaçados habitantes estavam as mulheres, que vivenciaram enormes danos materiais e psicológicos. Acometeram-nos crimes de violência sexual, abusos físicos indizíveis para um ser humano normal.
Fomos mortas, jogadas em buracos e valas comuns. Fomos estupradas em massa, raptadas, trancadas em prisões e campos, torturadas (...), levadas a fazer trabalhos forçados, expulsas à força de nossas vilas e cidades, pilharam nossos imóveis e bens de valor e inúmeras outras formas brutais de humilhação, e não raramente, meninas entre 12 e 14 anos eram retiradas à força de suas famílias e levadas a locais específicos, onde eram submetidas a terríveis torturas, estupradas e submetidas a outras formas de abusos, incluindo punições físicas e morte.
Agradando ou não, nós precisamos dizer que mulheres bosniaquinhas foram estupradas em massa e sistematicamente. Tal crime é a ideologia daqueles cujo objetivo era realizar a pior forma de genocídio – estupro.
Em suma, a limpeza étnica dos habitantes bosniacs (...) desenrolou-se de acordo com um cenário planejado de antemão. Em segundo lugar, aqueles que planejaram a agressão à BiH53 sabiam bem que a partir de estupros brutais em massa e do abuso das bosniaquinhas atingiriam o cume da pirâmide étnica da nação bosniac, e deste modo, com o objetivo da limpeza étnica, impeliriam as pessoas ao êxodo, especialmente daqueles lugares onde formavam a maioria da população, como foi o caso no leste da Bósnia. É difícil dizer aqui o número exato de mulheres estupradas e vítimas de abuso durante a agressão à BiH. Não é pequeno o número de mulheres estupradas que preferiram o silêncio, tamanha é a dor, e não desejam dividir sua terrível humilhação com ninguém.
Muitas foram levadas para a Sérvia e Montenegro onde foram abusadas e estupradas, tiveram filhos que então deixaram. Algumas ficaram com as crianças, algumas as deram para a adoção, centenas de mulheres interromperam a gravidez (não desejando dar a luz a uma criança fruto de um estupro). Muitas meninas e moças não desejam nunca casar. Muitas, devido ao estupro, foram largadas pelos maridos, e sobre muitas nem os maridos, nem os membros da família sabem o que lhes aconteceu.
Os estrategistas e planejadores da agressão conheciam muito bem as vítimas. Sabiam tudo sobre seus valores morais e culturais, sua adscrição religiosa, o ambiente psicossocial em que viviam. Sabiam precisamente qual a reação que o estupro provocaria na vítima e no seu meio imediato – família, parentes e vizinhos.
Os riscos são, claro, reais, mas passageiros. A verdade é eterna e deve vencer o medo que está na lembrança da vítima. Das muitas ameaças declaradas que sofreram, ecoa aquela que diz: "Se disser a alguém o que aconteceu com você, será morta". A ameaça mantém a vítima em constante medo de contar a verdade. A luta pela verdade vence em muitos casos, mas sabemos que seguramente há ainda muitas histórias não contadas...
Por isso, nós rompemos o silêncio, falamos claramente sobre os estupros e abusos que aconteceram durante a agressão contra à BiH."
Apesar do relato fortemente marcado pelo modo tido como "genocidal" de ver o que aconteceu, a associação "Mulheres – Vítimas da Guerra" busca "fazer justiça" às vítimas. Assume-se enquanto "associação multiétnica, multi-nacional e apartidária" e visa reunir depoimentos para que "não se esqueça o que aconteceu", além de trabalhar no intuito de reivindicar recursos sob a forma de pensão para essas mulheres, que precisam de cuidados médicos e psicológicos. A associação diz ainda colaborar com o TPI (Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia) e com o Tribunal da Bósnia-Herzegóvina, também encarregado de julgar criminosos de guerra, no sentido de reunir informações e provas contra esses criminosos; além de trabalhar para ajudar mulheres que não podem retornar às vilas e cidades de onde foram expulsas.54 

http://rumoaoleste.blogspot.com.br/2011/12/os-campos-de-estupro-na-guerra-da.html


Tem vários vídeos no Youtube, porém 90% deles não são em português.

















terça-feira, 13 de maio de 2014

VIDEOS SOBRE ANTIGUIDADE - ZENAIDE - 1º ANO

Olá alunos...

Aqui estão os vídeos que assistimos recentemente.




Egito


PRÉ-HISTÓRIA - ZENAIDE - 1ºs D, E e F

Pré-História

  Quando falamos das primeiras sociedades humanas, geralmente utilizamos um termo carregado de preconceito: Pré-História. Devido ao eurocentrismo presente na historiografia, acabamos reproduzindo esse posicionamento ideológico (e nos dias de hoje tão obsoleto) dos historiadores positivistas do século XIX e XX. Para compreendermos esse período tão distante devemos analisar e questionar aquelas conhecidas periodizações históricas. Essas periodizações estão de acordo com o ponto de vista de quem as elaborou. Os historiadores europeus davam maior importância às fontes escritas e aos fatos políticos, além disso, muitas vezes reproduzimos um ponto de vista como se fosse "verdade absoluta" e não abrimos espaço para questionamentos ou outra visão de um acontecimento. É a chamada "versão do conquistador". Devido a importância das fontes escritas, todo o período anterior à invenção da escrita (por volta de 4.000 a.C.) foi chamada de Pré-história.

Essa periodização é criticada por ter sido elaborada com base no estudo de apenas algumas regiões e acontecimentos da Europa, do Oriente Médio e do norte da África. Além disso, ela adota certos fatos como marcos dos períodos, dando a errônea impressão de as mudanças históricas, que em geral fazem parte de um processo longo, gradativo e não universal, acontecem repentinamente.
Vale lembrar também que, os historiadores europeus acabaram "excluindo" toda a história das sociedades humanas que não utilizam a escrita, como se eles não fizessem história. Ora, o ser humano é acima de tudo um ser histórica, a história está em toda parte e em diversas representações. Os povos que não utilizavam escrita, chamados ágrafos, utilizavam várias formas e fontes para transmitir conhecimento, cultura entre outras coisas.
Hoje os historiadores (e demais pesquisadores, como palentólogos, arqueólogos) utilizam vários documentos para estudar e compreender os acontecimentos do passado.Esses documentos são chamados de fontes históricas e se dividem em 2 categorias:

* Fontes primárias ou fontes diretas: são os documentos originais, produzidos na própria época histórica que está sendo estudada.
* Fontes secundárias ou fontes indiretas: são as fontes produzidas em períodos posteriores à época que está sendo estudada, utilizando-se informações obtidas por meio das fontes primárias.

A Pré-história é então, caracterizada pela falta de fontes escritas e por um longo período com diversas transformações para a sociedade humana. Vale lembrar que o ser humano também passou por diversas transformações ao longo do tempo. Charles Darwin em sua teoria da Evolução das Espécies propôs uma nova ideia em relação à teoria criacionista tão difundida, de que mudanças naturais ocorridas ao longo de milhares de anos em cada espécie poderiam torná-las mais bem adaptadas (ou não) na luta pela sobrevivência. Essa teoria serviu para explicar a origem e o desenvolvimento da vida na Terra.

Divisão da Pré-História:

Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (4.000.000 a.C.  a 10.000 a. C.)

Neolítico ou Idade da Pedra Polida (10.000 a. C.  a 5.000 a. C.)

Idade dos Metais (5.000 a. C. a 4000 a. C.)

A Revolução Neolítica

Durante todo esse período pré-histórico, os hominídeos evoluíram de uma forma lenta e gradual. Acompanhado desse desenvolvimento da espécie humana, os hominídeos criavam novas ferramentas que facilitavam sua vida e existência. Durante o período neolítico, houve mudanças significativas que alteraram a vida desses homens. O início da agricultura e cultivo de raízes selvagens marca o fim da característica nômade e o início da sedentarização, pois agora esse homem que antes só desenvolvia atividade de caça e coleta, saber plantar e pode fixar moradia. Outra característica dessa sedentarização é a presença de necrópoles, ou seja, é possível relacionar o hábito de enterrar os mortos com as a religiosidade desses homens. Com suas técnicas de agricultura, o domínio do fogo, a fundição de metais e a domesticação dos animais;os homo sapiens sapiens conseguem controlar a produção de alimentos, e sua economia de subsistência é capaz de produzir alimentos que não só atingem a demanda, mas produtos excedentes que foram estocados e comercializados. Dessa forma, há um crescimento populacional e as poucas pessoas que viviam em comunidade, agora estão constituindo as primeiras aldeias e vilas. Surge então a necessidade de transmitir conhecimento, valores, hábitos, costumes e tradições que vão constituir a cultura dessas sociedades. O fato de viverem em conjunto faz surgir a necessidade de controlar a produção agrícola e a observação dos astros e da natureza vão contribuir para a organização dos primeiros calendários. Essas aldeias em crescimento populacional necessitam de obras de infraestrutura, principalmente relacionadas à agricultura. A proteção dessas aldeias e as obras de infraestrutura são assuntos que poucas pessoas (as mais ricas e que possuíam o maior número de terras) vão se preocupar e ter condições de administrar. É dessa forma que surge o Estado, e as primeiras desigualdades socioeconômicas, com a privatização de terras concentradas nas mãos de poucas pessoas. Vale lembrar que esse estado monárquico adquire características religiosas também.
                                         
                                                                                        Por Dennys Stefanini
                                   Graduado em História

EXERCÍCIOS

1- Explique a crítica ao eurocentrismo na periodização histórica.

2- Cite as fontes históricas utilizadas pelos pesquisadores para estudar a Pré-História.

3- A Pré-história é caracterizada pelo desenvolvimento das primeiras sociedades humanas. Como os historiadores do século XIX "excluíram" essas sociedades da História?

4- Hoje ainda existem povos ágrafos? De exemplos.

5- Qual é a diferença entre fontes primárias e fontes secundárias?

6- Explique como ocorreu o início do sedentarismo.

7- Como o desenvolvimento da agricultura foi responsável pelo crescimento populacional?

8- A Revolução Neolítica foi responsável por diversas mudanças na vida do homem. Do ponto de vista religioso, como podemos descrever essa mudança.

9- Explique a origem das trocas comerciais entre as primeiras sociedades humanas.

10- Explique a origem do Estado monárquico nas primeiras sociedades humanas e suas características.


  Entregar dia:20/05 (quarta-feira) Manuscrito (na folha de almaço) ou digitado