segunda-feira, 14 de novembro de 2016

ROTEIRO DE ESTUDOS - GRÉCIA ANTIGA

Roteiro de Estudos  – Grécia Antiga


Ao estudar a história da Grécia Antiga, devemos enfatizar aspectos importantes, antes mesmo de aprofundar no tema.
Os aspectos são:

·         Periodização
·         Levas migratórias (ocupação e formação civilizatória)
·         Características geográficas (relevo, clima, vegetação, etc.)
·         Unidade cultural e fragmentação política e territorial

1- Periodização

A História da Grécia Antiga é uma história extensa, começaremos em 2000 a.C. e terminamos com a divisão do Império Macedônico em 323 a.C. com a morte de Alexandre Magno e posteriormente os reinos helenísticos foram derrotados pelos romanos nos séculos II e I a.C.

Portanto, há a necessidade de dividir essa história de quase 2 milênios em períodos. Quantos períodos são utilizados para dividir a história da Grécia?
São 5 períodos:

  • Período Pré-Homérico ou Micênico (de XX a.C. a XII a.C.)
  • Período Homérico ou Pós-Micênico (de XII a.C. a VIII a. C.)
  • Período Arcaico (de VIII a.C. a VI a.C.)
  • Período Clássico (de VI a.C. a IV a.C.)
  • Período Helenístico (de IV a.C. a II a.C.)
2- Levas migratórias

A história da Grécia Antiga é marcada por migrações, levas migratórias de um mesmo ancestral em comum, que saíram do Leste Europeu/Oeste Asiático em busca de terras férteis e melhores condições de vida.

Essas levas, chamam a si mesmas de helenos e chegaram gradualmente na Grécia, entre o século XVIII e XII. Respectivamente, foram os aqueus, jônios, eólios e dórios.

Exceção: os cretenses, que chegaram no século XX a.C., eram originários da Síria e Anatólia, diferentes dos helenos que são povos arianos. A civilização cretense, que dominou o Mar Egeu e submeteu as demais regiões da Grécia ao seu controle, é considerada o embrião da civilização grega, devido à forte influência e mescla (mistura) cultural que proporcionou aos helenos (sobretudo os aqueus).

Ainda falando de migrações, não podemos esquecer dos movimentos dos gregos já instalados na Península Balcânica, ou seja, as migrações forçadas ou Diásporas.
Os gregos, assim como todos as outras civilizações, sempre estavam buscando melhores condições de vida, portanto não encaixamos a expansão cretense para as ilhas do Mar Egeu (devido ao crescimento populacional e a falta de terras férteis em Creta) como uma diáspora.

Mas não se esqueçam dos motivos e consequências que ocasionaram a Primeira Diáspora Grega (chegada dos dórios) e a Segunda Diáspora Grega (desintegração/crise dos genos).

3- Características geográficas (relevo, clima, vegetação, etc.)

A Grécia se localiza na Península Balcânica, banhada pelo Mar Mediterrâneo (fazem parte os mares Egeu, Adriático, Jônio, Mar de Mármara e Mar Negro) e dividida em 4 partes:

·         Grécia Continental
·         Grécia Insular (Creta e demais ilhas do Mar Egeu)
·         Grécia Peninsular (Península do Peloponeso)
·         Ásia Menor (ao leste do Mar Egeu)

O território é formado por maciços montanhosos (inclusive há um mapa anexado com as cadeias de montanhas da região) que dificultavam a comunicação entre as cidades e a prática da agricultura. Por outro lado, o litoral recortado oferecia excelentes condições para a prática da pesca, navegação e comércio marítimo.

4- Unidade cultural e fragmentação política

A Grécia era formada por povos que ao longo de quase mil anos, chegaram e ocuparam a Península Balcânica. As dificuldades do território (formado por maciços montanhosos que dificultavam a comunicação entre as cidades e a prática da agricultura) colaboraram para a organização em cidades-Estados (polis), onde cada cidade manteve sua própria administração e autonomia, independente das demais cidades.

O conceito territorial dos gregos antigos também é necessário enfatizar: eles chamavam a Grécia de Hélade, chamavam a si de helenos e onde houvessem cidades gregas, haveria a Grécia.

Exemplo: quando os gregos fundaram cidades na Península Itálica (cidades como Nápoles, Siracusa e Tarento), chamaram aquela região de Magna Grécia por considerarem que aquele território também fazia parte da Grécia.

Portanto, a Grécia não era uma unidade política (nunca houve um rei ou imperador grego que controlasse e governasse todas as outras cidades), era somente uma unidade cultural, onde todos falavam a mesma língua e partilhavam a mesma cultura (mesma religião, hábitos, tradições e costumes).

PROBLEMATIZAÇÃO

Hora de problematizar a história da Grécia Antiga, analisando aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais identificando processos de permanências e rupturas.

1- Civilização Cretense

·         Quais eram suas características geográficas?
·         Quais eram as principais atividades econômicas desenvolvidas em Creta e sua relação com as características geográficas?
·         Como os cretenses resolveram os problemas do crescimento populacional e a falta de terras férteis?
·         O que foi e como funcionava a talassocracia cretense?
·         Qual lenda se relaciona à talassocracia cretense?
·         Quais realizações marcam o período de ascensão (auge) da civilização cretense?
·         Quais são as principais características sociais, culturais e religiosas da civilização cretense? Relacione o papel da mulher na sociedade com as características religiosas.
·         Quais esportes foram desenvolvidos em Creta e praticados pelas mulheres?
·         Quais acontecimentos marcam o declínio (queda) da sociedade cretense? Como podemos relacionar a queda de Creta com as levas migratórias que chegaram na Península Balcânica?
·         Quais eram os sistemas de escrita utilizados pelos cretenses?

2- Levas migratórias

·         Como são conhecidos o período Pré-Homérico e o período Homérico?
·         Quem eram os aedos?
·         Quais levas migratórias (povos) chegaram respectivamente (na ordem) na Grécia Antiga?
·         Quais desses povos se influenciaram pela cultura cretense dando origem à civilização creto-micênica?
·         Quais povos chegaram e se instalaram pacificamente na Península Balcânica?
·         Quais desses povos que, conhecedores de armas de ferro, provocaram guerras, expulsando os demais e provocando a Primeira Diáspora Grega?
·         Quais foram as consequências da Primeira Diáspora Grega? A vida urbana, o comércio e a produção literária grega foram afetados?
·         O que era a Magna Grécia?
·         O que era os genos? Como funcionavam as comunidades gentílicas?
·         Por que consideramos os genos como comunidades coletivas?
·         Quem detinha o poder no genos? Esse poder era vitalício e hereditário?
·         Por que o genos entrou em crise?
·         Quais foram as consequências da crise dos genos? Relacione a crise dos genos com a Segunda Diáspora Grega.
·         Quais classes sociais surgiram da crise dos genos?

3- O surgimento das polis no Período Arcaico

·         Como foi a organização das sociais após a crise dos genos?
·         O que eram as frátrias, tribos e demos?
·         Quais são os aspectos referentes à autonomia das polis?
·         O que é a acrópole? O que havia nela?
·         O que é o asty? O que é uma ágora e quais eventos aconteciam nela?
·         Pensando na autonomia das cidades, por que utilizamos as cidades-Estados de Atenas e Esparta para mostrar organizações distintas (diferentes)?

a) Atenas

·         Quais eram as características geográficas de Atenas? Relacione suas características geográficas com as principais atividades econômicas desenvolvidas em Atenas.
·         Como se organizava a pirâmide social ateniense? Quem eram os eupátridas, georgóis, demiurgos, thetas, thecnays e metecos?
·         Por que costumamos dizer que a sociedade grega era uma sociedade escravista? Da mesma forma, dizemos que a base da produção grega era escravista.
·         Quem era considerado cidadão em Atenas? Quem eram os excluídos?
·         Quais foram as medidas adotadas por Drácon?
·         Quais foram as medidas adotadas por Sólon? Como ele beneficiou os pequenos proprietários e demais pobres?
·         Quais foram as medidas adotadas por Clístenes?
·         Quais foram as medidas adotadas por Péricles?
·         Sobre as instituições políticas (órgãos administrativos) de Atenas, explique:
·         Quais eram as funções da Eclésia?
·         Quais eram as funções da Bulé?
·         Quais eram as funções da Heliéia?
·         Quais eram as funções do Arcontado?
·         Quais eram as funções dos Estrategos?
·         O que era o ostracismo?
·         Quais eram as características da Educação Ateniense?
·         Qual era o papel da mulher ateniense na sociedade?

b) Esparta

·         Esparta representou os valores de austeridade, espírito cívico, submissão total do indivíduo ao Estado. Sociedade conservadora, patriarcal, aristocrática, guerreira e eugênica. O que isso quer dizer?
·         Quais eram as características geográficas de Esparta? Relacione suas características geográficas com as principais atividades econômicas desenvolvidas em Esparta.
·         Como se organizava a pirâmide social espartana? Quem eram os esparciatas (espartanos), periecos e hilotas?
·         Os hilotas pertenciam aos esparciatas ou pertenciam ao Estado espartano? Isso se configura escravidão ou servidão?
·         O que era a kriptia ou kriptéia?
·         Quando o esparciata completava 30 anos de idade, o que ele recebia do governo?
·         Quem eram considerados cidadãos em Esparta?
·         A partir de quantos anos o esparciata poderia participar da Ápela e da Gerúsia?
·         Sobre as instituições políticas (órgãos administrativos) de Esparta, explique:
·         Quais eram as funções da Ápela?
·         Quais eram as funções da Gerúsia?
·         Quais eram as funções dos 2 reis de Esparta (diarquia)?
·         Quais eram as funções do Conselho de Éforos (Eforato)?
·         Por que afirmamos que quem detinha o poder em Esparta eram os 5 éforos e não os reis?
·         Quais eram as características da Educação Espartana?
·         Por que dizemos que a mulher espartana era mais valorizada que a ateniense?

4- Período Clássico: o auge e a queda da civilização grega

·         Embora esse período seja marcado pelo esplendor das grandes realizações culturais, artísticas e intelectuais; a Grécia se envolve em uma guerra contra os persas e após vencê-los, se envolve em uma guerra civil (gregos contra gregos).
·         Quais foram as causas das Guerras Médicas?
·         Como os gregos se organizaram para defender o território? O que era a Confederação (Liga) de Delos? Quais eram as contribuições que as cidades-Estados tinham que enviar para Atenas?
·         Quais foram as principais batalhas das Guerras Médicas?
·         Após a paz de Címon ou Calias, por que os gregos iniciaram a Guerra do Peloponeso?
·         A Guerra do Peloponeso, após 28 anos de lutas, com vitórias de Esparta e depois de Tebas, chegou ao fim. Como a Grécia ficou após esses 28 anos? Como estava a estrutura das cidades, a produção agrícola e o comércio?

5- Período Helenístico: o domínio macedônico e a expansão da cultura grega

·         Após a invasão macedônica liderada por Filipe II, seu filho Alexandre Magno (Alexandre III) o sucedeu e iniciou uma rápida expansão territorial em direção à Asia e norte da África (Egito). Quais foram as grandes realizações de Alexandre nesses lugares?
·         O que é o helenismo?
·         Após a morte de Alexandre, o que aconteceu com seu gigantesco império? Quem foram os diádocos e quais reinos surgiram após a fragmentação territorial do império?

6- Cultura Grega
·         Quais foram as realizações culturais dos gregos?
·         Quais foram os legados culturais  deixados pelos gregos?
·         Quais foram as contribuições de Sócrates, Platão e Aristóteles?
·         Quais foram os estilos arquitetônicos desenvolvidos na Grécia Antiga?



Dennys Stefanini