domingo, 10 de novembro de 2013

DA QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO AO FEUDALISMO - WIENKE - 6º ANO - RESUMO



 Da queda do Império Romano ao Feudalismo - Resumo

·         No século III d.C., o vasto Império Romano abrangia territórios da Europa, Norte da África e Ásia
·         A unidade política, econômica, cultural e territorial era garantida através de uma extensa malha de estradas e seu numeroso exército.
·         Porém, devido a aspectos internos e externos, esse imenso império ruiu em 476 d.C., quando Odoacro, chefe dos hérulos, derrotou o último imperador e Roma capitulou.
·         Dentre os aspectos internos, vale destacar:

·         Questão militar: os gastos militares elevaram à medida que o território era ampliado durante as guerras de expansão; e para manter organizado, era necessário distribuir terras aos soldados para que não ficassem descontentes por lutarem durante anos. Na falta de terras e de dinheiro, o Império começa a emitir dinheiro, gerando um forte processo inflacionário.

·         Questão agrícola: devido a diminuição das guerras, Roma apresenta um elevado crescimento populacional, e as atividades agrícolas não são suficientes para atender à demanda. Acrescenta-se o fato de que os latifúndios começaram a se tornar pequenas propriedades, e manter muitos escravos trazia prejuízo. Para sair da crise, os latifundiários adotam o sistema de arrendamento. Os camponeses passaram a utilizar para seu sustento um pedaço de terra arrendado. Em troca eram obrigados a trabalhar alguns dias por semana na terra do proprietário. Alguns escravos também tinham lotes, tornando-se colonos. Na realidade, o colono não era completamente livre, mas preso à terra e a seu dono por laços pessoais e jurídicos muito rígidos.

·         Questão Escravista: a falta de guerras ocasiona a falta de escravos. Embora houvessem milhares de escravos que começam a lutar por direitos políticos. Lutavam pela liberdade e conquista de terras. A revolta mais conhecida foi liderada por Espartaco em 71 a.C. Quando não se podia mais espoliar os vencidos nas guerras, o número de escravos diminuiu e seu preço aumentou.

·         Questão Religiosa: a ascensão do Cristianismo prejudicou o exército, pois os cristãos não queriam se alistar, consideravam a liberdade um dom natural e a libertação dos escravos um ato piedoso. Não respeitavam algumas instituições romanas, principalmente as religiosas.

·         Questão Administrativa: com a ruralização da economia, a cobrança e a arrecadação de impostos se tornou mais difícil. As cidades entraram em crise e o Estado aumentou os impostos e encarregou os grandes proprietários de cobrá-los. Dessa forma, o sistema tributário ficou descentralizado. Diocleciano dividiu o Império em duas partes: O Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente.

·         Migrações Germânicas: os povos germânicos invadiram o território germânico em busca de terras férteis e fugindo das guerras em seu território. Esse movimento foi pacífico e depois através de violentas agressões aos romanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário