sábado, 24 de março de 2012

Pré-História 1º Ano Ensino Médio - Zenaide

                                                                   Pré-História

  Quando falamos das primeiras sociedades humanas, geralmente utilizamos um termo carregado de preconceito: Pré-História. Devido ao eurocentrismo presente na historiografia, acabamos reproduzindo esse posicionamento ideológico (e nos dias de hoje tão obsoleto) dos historiadores positivistas do século XIX e XX. Para compreendermos esse período tão distante devemos analisar e questionar aquelas conhecidas periodizações históricas. Essas periodizações estão de acordo com o ponto de vista de quem as elaborou. Os historiadores europeus davam maior importância às fontes escritas e aos fatos políticos, além disso, muitas vezes reproduzimos um ponto de vista como se fosse "verdade absoluta" e não abrimos espaço para questionamentos ou outra visão de um acontecimento. É a chamada "versão do conquistador". Devido a importância das fontes escritas, todo o período anterior à invenção da escrita (por volta de 4.000 a.C.) foi chamada de Pré-história.

Essa periodização é criticada por ter sido elaborada com base no estudo de apenas algumas regiões e acontecimentos da Europa, do Oriente Médio e do norte da África. Além disso, ela adota certos fatos como marcos dos períodos, dando a errônea impressão de as mudanças históricas, que em geral fazem parte de um processo longo, gradativo e não universal, acontecem repentinamente.
Vale lembrar também que, os historiadores europeus acabaram "excluindo" toda a história das sociedades humanas que não utilizam a escrita, como se eles não fizessem história. Ora, o ser humano é acima de tudo um ser histórica, a história está em toda parte e em diversas representações. Os povos que não utilizavam escrita, chamados ágrafos, utilizavam várias formas e fontes para transmitir conhecimento, cultura entre outras coisas.
Hoje os historiadores (e demais pesquisadores, como palentólogos, arqueólogos) utilizam vários documentos para estudar e compreender os acontecimentos do passado.Esses documentos são chamados de fontes históricas e se dividem em 2 categorias:

* Fontes primárias ou fontes diretas: são os documentos originais, produzidos na própria época histórica que está sendo estudada.
* Fontes secundárias ou fontes indiretas: são as fontes produzidas em períodos posteriores à época que está sendo estudada, utilizando-se informações obtidas por meio das fontes primárias.

A Pré-história é então, caracterizada pela falta de fontes escritas e por um longo período com diversas transformações para a sociedade humana. Vale lembrar que o ser humano também passou por diversas transformações ao longo do tempo. Charles Darwin em sua teoria da Evolução das Espécies propôs uma nova ideia em relação à teoria criacionista tão difundida, de que mudanças naturais ocorridas ao longo de milhares de anos em cada espécie poderiam torná-las mais bem adaptadas (ou não) na luta pela sobrevivência. Essa teoria serviu para explicar a origem e o desenvolvimento da vida na Terra.

Divisão da Pré-História:

Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (4.000.000 a.C.  a 10.000 a. C.)

Neolítico ou Idade da Pedra Polida (10.000 a. C.  a 5.000 a. C.)

Idade dos Metais (5.000 a. C. a 4000 a. C.)

A Revolução Neolítica

Durante todo esse período pré-histórico, os hominídeos evoluíram de uma forma lenta e gradual. Acompanhado desse desenvolvimento da espécie humana, os hominídeos criavam novas ferramentas que facilitavam sua vida e existência. Durante o período neolítico, houve mudanças significativas que alteraram a vida desses homens. O início da agricultura e cultivo de raízes selvagens marca o fim da característica nômade e o início da sedentarização, pois agora esse homem que antes só desenvolvia atividade de caça e coleta, saber plantar e pode fixar moradia. Outra característica dessa sedentarização é a presença de necrópoles, ou seja, é possível relacionar o hábito de enterrar os mortos com as a religiosidade desses homens. Com suas técnicas de agricultura, o domínio do fogo, a fundição de metais e a domesticação dos animais;os homo sapiens sapiens conseguem controlar a produção de alimentos, e sua economia de subsistência é capaz de produzir alimentos que não só atingem a demanda, mas produtos excedentes que foram estocados e comercializados. Dessa forma, há um crescimento populacional e as poucas pessoas que viviam em comunidade, agora estão constituindo as primeiras aldeias e vilas. Surge então a necessidade de transmitir conhecimento, valores, hábitos, costumes e tradições que vão constituir a cultura dessas sociedades. O fato de viverem em conjunto faz surgir a necessidade de controlar a produção agrícola e a observação dos astros e da natureza vão contribuir para a organização dos primeiros calendários. Essas aldeias em crescimento populacional necessitam de obras de infraestrutura, principalmente relacionadas à agricultura. A proteção dessas aldeias e as obras de infraestrutura são assuntos que poucas pessoas (as mais ricas e que possuíam o maior número de terras) vão se preocupar e ter condições de administrar. É dessa forma que surge o Estado, e as primeiras desigualdades socioeconômicas, com a privatização de terras concentradas nas mãos de poucas pessoas. Vale lembrar que esse estado monárquico adquire características religiosas também.
                                         
                                                                                        Por Dennys Stefanini
                                   Graduado em História

EXERCÍCIOS

1- Explique a crítica ao eurocentrismo na periodização histórica.

2- Cite as fontes históricas utilizadas pelos pesquisadores para estudar a Pré-História.

3- A Pré-história é caracterizada pelo desenvolvimento das primeiras sociedades humanas. Como os historiadores do século XIX "excluíram" essas sociedades da História?

4- Hoje ainda existem povos ágrafos? De exemplos.

5- Qual é a diferença entre fontes primárias e fontes secundárias?

6- Explique como ocorreu o início do sedentarismo.

7- Como o desenvolvimento da agricultura foi responsável pelo crescimento populacional?

8- A Revolução Neolítica foi responsável por diversas mudanças na vida do homem. Do ponto de vista religioso, como podemos descrever essa mudança.

9- Explique a origem das trocas comerciais entre as primeiras sociedades humanas.

10- Explique a origem do Estado monárquico nas primeiras sociedades humanas e suas características.


  Entregar dia:04/04 (quarta-feira) Manuscrito (na folha de almaço) ou digitado

10 comentários:

  1. Adorei o Blog . =)

    ResponderExcluir
  2. Professor, desculpa,mas quando vc disse ' priodização histórica ' na questão 1, vc quis dizer 'pEriodização histórica',né? É q em momento nenhum eu encontrei 'priodização' no texto. (Leandro Gregori 1ºA)

    ResponderExcluir
  3. Corrigido o erro no ennciado da questão 1. Cheers!!!!

    ResponderExcluir
  4. nossa amei esse blog , acredita que meu professor de historia fez esse mesmo trabalho pra mim .." E ele nem disse nada pra gente entrar aqui nesse blog ...Só que como eu sou uma aluna estudante ...achei e Amei ...Tá de parabêns !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza que ele copiou do meu blog e passou como atividade para sua sala, avisa ele que fico feliz por estar ajudando os professores também.

      Excluir
  5. nossa minha professora de historia passou as mesmas perguntas e na mesma ordem para fazer de tarefa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode ter certeza que ela copiou essa atividade do meu blog, fico feliz por isso. Obrigado!

      Excluir
  6. poderia mandar o gabarito para mim muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha lógico que não fera, é só ler e compreender o texto, não tem gabarito.

      Excluir