sexta-feira, 23 de março de 2012

República Velha - CNE 9º Ano E.V. 2

Com o auxílio do seu material didático, responda o questionário:

1- A Assembléia Constituinte instalada após a proclamação da República foi marcada pela disputa entre unitaristas e federalistas. No fim, venceram os federalistas, e a Constituição foi promulgada em fevereiro 1891. Explique como funciona um sistema político federativo.

2- O governo de Prudente de Morais marcou a passagem do controle político do país das mãos dos militares para os políticos que defendiam o interesse dos cafeicultores, porém foi marcado por uma forte crise financeira. Por quê?

3- Qual era a figura-chave da política dos governadores e por quê?

4- O que foi a política de valorização do café?

5- A economia cafeeira trouxe alguns desdobramentos para a vida do país, em particular a vinda de imigrantes. O que isso representou para o Brasil?

6- Antônio Vicente Mendes Maciel liderou uma revolta que acabou adquirindo uma dimensão messiânica num pequeno lugarejo baiano nos anos de 1986-1897, atraindo milhares de sertanejos e, entre eles, pequenos agricultores e camponeses. Identifique o fato histórico mencionado no texto e como ficou conhecido o seu lider.

7- Como se expressaram os movimentos sociais das populações pobres dos campos e da cidade durante a República Velha?

8- O crescimento da cidade do Rio de Janeiro, capital da República, ocorria sem nenhum planejamento desde o período colonial, tornando a cidade inadequada para sustentar suas funções políticas e econômicas no ínicio do século XX. Qual foi a solução encontrada pelo governo federal?

9- Cite como o governo solucionou a Revolta da Vacina.

10- O que motivou a Revolta da Chibata, em 1910, na cidade do Rio de Janeiro?


Para responder é necessário estudar os capítulos 1 e 2 da apostila. Não é necessário copiar as perguntas. Manuscrito (na folha de almaço) ou digitado. Data de entrega: 02/04

Nenhum comentário:

Postar um comentário