quarta-feira, 30 de maio de 2012

RESUMO SOBRE REVOLUÇÃO FRANCESA - CNE 8º ANO

"A liberdade não passa de um vão fantasma quando uma classe de homens pode esfaimar outra impunemente. A igualdade não passa de um vão fantasma quando o rico, pelo monopólio, exerce o direito de vida e morte sobre seus semelhantes."
                  Jacques Roux, 25 de junho de 1793. Apud: Soboul, A. História ..., p. 280

* A Revolução Francesa foi o grande movimento social e político do século XVIII. Foi um marco na Era das Revoluções Burguesas pelo seu caráter liberal e democrático. Enquadrou-se num movimento revolucionário que atingiu todo o Ocidente, mas teve a sua própria originalidade.

* A sociedade francesa da segunda metade so século XVIII era uma sociedade de estamentos, composta de dois grupos privilegiados (o clero, primeiro estado, e a nobreza, segundo estado) que oprimiam e exploravam um terceiro grupo, constituído pela maioria da população (o terceiro estado, formado pelos burgueses, pelos camponeses sem terra e pelos sans-culottes, uma camada heterogênea composta de artesãos, aprendizes e proletários.

- Os impostos e as contribuições para o rei, o clero e a nobreza eram pagos pelo terceiro estado. O clero e a nobreza não só tinham isenção tributária como ainda usufruíam o tesouro real, através de pensões e cargos públicos.

- Por isso, a principal reivindicação do terceiro estado era a abolição dos privilégios e a igualdade civil.

- Todo esse quadro de injustiças sociais foi denunciado pelos filósofos iluministas, o que contribuiu para a eclosão da revolução.

* Em meio ao caos econômico, o descontentamento era geral. Luís XVI tinha que tomar uma iniciativa para superar a crise.

 - Sucessivamente o rei indicou Turgot e Calonne para o ministério, com a incumbência de promoverem reformas tributárias. Ambos foram derrubados pela nobreza.

- O novo ministro indicado por Luís XVI, Necker, de comum acordo com a nobreza, convenceu o rei a convocar a Assembléia dos Estados Gerais, que não se reunia desde 1614. O objetivo era que o terceiro estado pagasse os impostos que o clero e a nobreza se recusavam a pagar.

- A Assembléia dos Estados Gerais reuniu-se em maio de 1798, no Palácio de Versalhes.

* O clero e a nobreza tentaram diversas manobras para conter o ímpeto reformista do terceiro estado. Dada a intransigência dos estados dominantes, o terceiro estado, reunindo-se em separado a 15 de junho de 1798, proclamou-se Assembléa Nacional, que a 9 de julho se transformou em Assembléia Nacional Constituinte.

- A agitação tomou conta das ruas, e no dia 13 de julho eram formadas as milícias de Paris, organização militar-popular.

- No dia seguinte, 14 de julho, a Bastilha (prisão onde ficavam os presos políticos)  foi tomada pelo povo.

- A revolução estendeu-se ao campo, com maior violência, onde os camponeses saqueavam as propriedades feudais e invadiam os cartórios para queimar os títulos da propriedade daquelas terras.

- A Assembléia Constituinte, no dia 4 de agosto, aprovou a abolição dos direitos feudais, e a 26 a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. A finalidade dessas leis era a de aliviar as pressões da massa.

- O Rei Luís XVI recusou-se a promulgar as leis aprovadas pela Assembléia Constituinte e a massa parisiense revoltou-se novamente - foram as jornadas de outubro: o Palácio de Versalhes foi invadido e o rei obrigado a morar em Paris, no Palácio das Tulherias.

- Em 1790 foi aprovada a Constituição Civil do Clero, repudiada pelo papa.

* Em 1791 iniciou-se a fase denominada monarquia constitucional, com o rei perdendo seus poderes absolutos, o feudalismo abolido, os bens eclesiásticos nacionalizados, a instituição civil do clero e o reconhecimento da igualdade civil.

- O rei Luís XVI, que vinha conspirando contra a revolução, tentou fugir mas foi reconhecido e preso, perdendo a pouca confiança que ainda merecia.

- A invasão da França pelo exército austro-prussiano e pelo exército dos emigrados, batidos em setembro de 1792, em Valmy, provou a traição do rei, que deveria ser julgado.

* A República foi proclamada e a Convenção iniciou o governo, com supremacia dos jacobinos, liderados por Robespierre.

- Defendido pelos girondinos e acusados por Robespierre e Saint-Just, Luís XVI foi condenado e guilhotinado a 21 de janeiro de 1793.

- O julgamento e a execução do rei abalou a Europa: Inglaterra, Holanda e o Santo Império formaram a primeira coligação das forças absolutistas da Europa contra a França.

- A fase da Convenção foi a mais radical. Nela iniciou-se o período do Terror, que se esntendeu de junho de 1793 a julho de 1794.

- Para conter o extremismo, Robespierre acabou liquidando os líderes da massa, com o Terror atingindo os próprios membros da Convenção.

- Sem o apoio da massa de Paris, Robespierre acabou sendo aprisionado, juntamente com Saint-Just, e guilhotinado, quando os girondinos, em julho de 1794, voltaram ao poder.

* Com a morte de Robespierre iniciou-se a fase denominada Reação Termidoriana, que assinala a volta da alta burguesia ao poder.

- Esse período foi marcado por uma série de golpes, tanto da direita como da esquerda.

- Ele se encerra a 9 de novembro de 1799 - o 18 Brumário de Napoleão - com a entrega do poder a Napoleão.

                                                                   Arruda. José Jobson de A. História Moderna e Contemporânea. Ed Ática

5 comentários:

  1. meu professor de história passou um trabalho pra mim sobre a revolução francesa , esse resumo dá pra aceitar ? ou tem que ser completo ? por favor mi responda !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu sugiro que você procure outro texto, com uma ênfase nos períodos da Convenção, Diretório, a fase do Terror entre outros assuntos para que seja um trabalho completo. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Erro de ortografia ' A sociedade francesa da segunda metade *so* século XVIII era uma sociedade de estamentos' so pra melhorar seu post msm!

    ResponderExcluir