domingo, 17 de agosto de 2014

REVOLUÇÃO FRANCESA - ATIVIDADE 2 - WIENKE 8º ANO



REVOLUÇÃO FRANCESA

O texto a seguir, escrito por um revolucionário francês do século XVIII, faz algumas denúncias sobre a sociedade francesa que, desde a Idade Média, era dividida em ordens ou estados.

Que é o Terceiro Estado?

      Que é o Terceiro Estado? Tudo. Que tem sido até agora na ordem política? Nada. Que deseja? Vir a ser alguma coisa...
      O Terceiro Estado forma em todos os setores os dezenove/vinte avos [da população], com a diferença de que ele é encarregado de tudo o que existe de verdadeiramente penoso, de todos os trabalhos que a ordem privilegiada se recusa a cumprir. Os lugares lucrativos e honoríficos são ocupados pelos membros da ordem privilegiada.
      Quem, portanto, ousaria dizer que o Terceiro Estado não tem em si tudo o que é necessário para formar uma nação completa? Ele é o homem forte e robusto que tem um dos braços ainda acorrentado. Se suprimíssemos a ordem privilegiada, a nação não seria algo de menos e sim alguma coisa mais. Assim, que é o Terceiro Estado? Tudo, mas um tudo livre e florescente. Nada pode caminhar sem ele, tudo iria infinitamente melhor sem os outros...
      Uma espécie de confraternidade faz com que os nobres dêem preferência a si mesmos para tudo, em relação ao resto da nação. A usurpação é completa, eles verdadeiramente reinam...
       É a Corte que tem reinado e não o monarca. É a Corte que faz e desfaz, convoca e demite os ministros, cria e distribui lugares etc. Também o povo acostumou-se a separar nos seus murmúrios o monarca dos impulsionadores do poder. Ele sempre encarou o rei como um homem tão enganado e de tal maneira indefeso em meio a uma Corte ativa e todo-poderosa, que jamais pensou em culpá-lo de todo o mal que se faz em seu nome.
                                
                                                                    Abade SIEYÈS. Que é o Terceiro Estado? 1789

1-      Qual é a denúncia que o Abade Sieyès faz sobre a sociedade francesa?
2-      O que ele está propondo em seu texto?
3-      Quais são as características do Antigo Regime?
4-      Como era a França antes da Revolução?

Em almaço ou sulfite A4. Data de entrega: 27/08/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário