quinta-feira, 11 de junho de 2020

FEUDALISMO - 7º C - CALVITTI - REPOSTANDO ATIVIDADE E INCLUINDO QUESTÕES

Olá, caros alunos do 7º ano C.
Continuando nossas atividades pelo blog, estou repostando essa atividade sobre o Feudalismo e incluindo mais 5 questões.

Primeiro, abordaremos os assuntos relacionados ao 1º bimestre:

O Feudalismo
Relações sociais, econômicas, políticas e religiosas
As Cruzadas e os contatos entre as sociedades europeias e orientais
Renascimento Comercial e Urbano
Renascimento Cultural e Científico


Vou postar aqui os códigos para as turmas no Google Classroom:

7º C: lxp534  (é uma letra L, não é o número 1)

Segue algumas das habilidades para serem traçadas nesse momento:

• Identificar as principais características do sistema de trabalho na Idade Média europeia.
• Classificar cronologicamente os principais períodos que dividem a história das sociedades
ocidentais.
• Reconhecer a importância das fontes iconográficas para a construção do conhecimento
histórico.
• Reconhecer os principais elementos conformadores das relações sociais no cotidiano.
• Identificar processos históricos relativos às atividades econômicas, responsáveis pela
formação e ocupação territorial.
• Estabelecer relações entre os principais elementos que caracterizam o processo de
formação das instituições políticas e sociais ao longo da história, aplicando conceitos de
permanência e ruptura.

Depois, utilizaremos o livro de História que foi distribuído para todos os alunos e nele seguiremos uma linha, respeitando o Currículo Paulista.

Abordamos Teoria da História no início do ano letivo e agora iniciaremos a transição da Idade Antiga para a Idade Média.

Podemos nos comunicar nos comentários, aceito sugestões de vocês, sempre se identifiquem nos comentários (mesmo com perfil anônimo, diga seu nome e série).

Para começar, tenho uma vídeo-aula, onde abordo o Feudalismo utilizando um slide.



Essa vídeo-aula é bem extensa, porém abordo diversos elementos do Feudalismo, fiz de forma simples, no Loom, explicando um slide e utilizando um microfone amador, portanto, não há edição no vídeo.


Vídeo-aula sobre Feudalismo do Canal Projeto X.



Vídeo-aula sobre os laços de Suserania e Vassalagem do canal Projeto X.


Vídeo-aula sobre as Obrigações Feudais do canal Projeto X.


EXERCÍCIOS


1- Quais e como eram os impostos pagos pelos servos?
2- Por que os servos eram obrigados a pagar esses impostos?
3- Você acha justo a cobrança dos impostos na sociedade feudal? Essas cobranças se caracterizam em uma exploração econômica resultando desigualdade? Redija um texto de no mínimo 3 linhas para justificar sua resposta.
4- Quais eram os papéis da Igreja na sociedade feudal?
5- Quais elementos romanos e germânicos deram origem aos laços de suserania e vassalagem?
6- Por que a produção agrícola era de subsistência e autossuficiente? Justifique.
7- Quem eram os vilões? Explique suas características.
8- Cite as inovações técnicas na agricultura que proporcionaram aumento da produtividade. 
9- Quais são as diferenças entre o clero secular e o clero regular?
10- “A cidade de Deus, que é tomada como una, na realidade, é tripla: alguns rezam, outros lutam e outros trabalham.” 
(Europa, 998 d.C. Apud PINSKY, Jaime.  Modo de produção feudal.  São Paulo: Global, 1982.)
Explique essa afirmação.


Enviar as respostas para o e-mail: dennys@prof.educacao.sp.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário