terça-feira, 30 de junho de 2020

RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO - 7º C - CALVITTI

Olá caros alunos!

Vou postar aqui os códigos para as turmas no Google Classroom:

7º C: lxp534  (é uma letra L, não é o número 1)

Lembrando que vocês precisam entrar no Google Classroom e realizar as atividades, não somente as atividades de História mas de todas as disciplinas.

Após trabalhar as Cruzadas, trago uma vídeo-aula sobre as inovações técnicas na agricultura, Cruzadas, Renascimento Comercial e Urbano e as transformações arquitetônicas da Baixa Idade Média.

Assista a vídeo-aula sobre o Renascimento Comercial e Urbano: https://www.loom.com/share/9f111e11ccd54d26ab2d1643ed7c10ca


O Fortalecimento do Comércio e das Cidades

A partir do século XI a Europa assiste ao renascimento do comércio, que apresenta duas rotas principais: ao norte, através dos mares Báltico e do Norte e ao sul, através do mar Mediterrâneo. As feiras de Champagne eram o ponto de encontro. O Renascimento Comercial e Urbano determina o surgimento de uma nova classe social: a burguesia. “O ar da cidade liberta”

Séculos IX ao XI

Feudos: autossuficientes, sem procura por excedentes comercializáveis.
Invasões: muçulmanos, vikings e magiares
Estradas: péssimas, perigosas (assaltos) e pedágios. O transporte de mercadorias era extremamente caro.
Condições monetárias: escassez de dinheiro, diversidade de moedas, pesos e medidas.
Crescimento demográfico: diminuição da taxa de mortalidade, das epidemias e fim das invasões resulta maior mercado consumidor e mão-de-obra para produzir, gerando aumento da produção agrícola, com a derrubada de florestas e drenagem dos pântanos.
Inovações tecnológicas: enxada, foice e arado de ferro. Ferradura nos cascos, moinhos de água, pontes pênseis. Tração animal: atrelagem em fila, coleira no peitoral do animal. Fabricação de navios de cargas.
Resultado: produção de excedentes comercializáveis, deslocamento para outras atividades não vinculadas à terra. Artesanato e comércio se desenvolvem em centros urbanos, impulsionando o renascimento das cidades.
Renascimento Comercial: resultado das Cruzadas.
Rotas marítimas e fluviais.
Mediterrâneo: temperos, perfumes, medicamentos do Oriente.
Mar Báltico e Mar do Norte: peixe salgado, cerveja, cereais e tecidos.
Flandres: confecção de tecidos.
Ponto de confluência: Champagne – ligação entre as duas regiões.
Feiras periódicas: grande passo para um comércio permanente e estável, comercializando por atacado, de variadas regiões.
Feiras de Champagne: apoio, proteção dos senhores feudais e cobrança de impostos: taxa de entrada e saída, armazenamento, venda e armação de barraca.

Corporações de ofício: mestre de ofício (dono da oficina)
                                     Aprendiz (não é assalariado)
                                     Jornaleiro (jornada horária)


Após as Cruzadas, houve a reabertura da Rota Comercial do Mar Mediterrâneo. Produtos oriundos da China e Índia desembarcavam em Constantinopla, lá os mercadores italianos buscavam as mercadorias (principalmente tecidos e temperos) e revendiam na Europa, o que também possibilitou o surgimento das feiras medievais.

Além da Rota Comercial do Mar Mediterrâneo, havia também a Rota dos mares Báltico e Mar do Norte, que abasteciam a Europa de peixes, couro, cevada entre outros produtos.



A principal feira acontecia na região de Champagne na França, abastecida pelos produtos vindos do Mar Mediterrâneo e dos mares Báltico e do Norte. Na região de Flandres havia um forte centro manufatureiro, onde eram produzidos tecidos.


Durante a Baixa Idade Média, houve o surgimento de uma nova classe social: a burguesia, composta por comerciantes, artesãos, banqueiros e cambistas.

O desenvolvimento urbano e comercial foi possibilitado também pelo surgimento de corporações de ofício (associações de artesãos) e as ligas ou guildas (associações de comerciantes). A mais importante liga era a Liga Hanseática que contava com 80 cidades e controlava o comércio do norte europeu.

Setor financeiro: banqueiros (cambistas) emprestavam e trocavam moedas.

Centralização Monárquica: resultado da aliança entre reis e burguesia que se uniram para enfraquecer a nobreza feudal, que enriquecia indiretamente através da cobrança de diversos impostos nas atividades comerciais (pedágio, barracas, vendas de produtos).

Com o êxodo rural, muitos servos abandonaram os feudos e se dirigiam às cidades, para desempenhar atividades comerciais e artesanais, diminuindo a produção agrícola nos feudos, enfraquecendo a nobreza feudal, envolvida em revoltas camponesas e desprotegida pela fragilidade dos laços de suserania e vassalagem. Os burgueses conquistavam a independência das cidades através de conflitos militares ou pela compra da carta de franquia.

Com a aliança, o rei realiza a unificação monetária (moedas, pesos e medidas), cria um exército assalariado e permanente e centraliza as terras e o poder (legislativo, judiciário e executivo) em suas mãos, apoiado pela burguesia.


Controle cultural: Nesse sentido, a Igreja começa a perder o controle cultural que exercia sobre a sociedade. Nas escolásticas, professores e alunos não se submetem ao controle dos bispos, dando origem às universidades. Reis não aceitam a submissão à Igreja e começam a indicar bispos em áreas de influência (cesaropapismo – Questão das Investiduras) levando ao Cisma do Ocidente (1309-1377). A sociedade começa a questionar o Teocentrismo e o comportamento do clero católico que se afastava cada vez mais do papel social da Igreja. As consequências desses questionamentos serão o Renascimento Cultural e a Reforma Protestante.


EXERCÍCIOS

1- Relacione o crescimento da produção artesanal, a urbanização e as inovações técnicas na agricultura feudal.
2- Explique como funcionavam as corporações de ofício.
3- Explique as funções dos cambistas, banqueiros e caravaneiros.
4- O que era a carta de franquia?
5- Qual é a importância de Flandres e Champagne?
6- Quantas cidades faziam parte da Liga Hanseática? Ela percorria qual região?
7- Quais são as diferenças entre a arquitetura românica e a arquitetura gótica?
8- Quais eram os produtos comercializados e seus lugares de origem,  pela rota do Mar Mediterrâneo e pela rota do Mar do Norte e Mar Báltico?


Enviar as respostas para o e-mail: dennys@prof.educacao.sp.gov.br 

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